"A ESCRITA É A PINTURA DA VOZ." VOLTAIRE


"Minhas queridas"

*


É feio ler a correspondência alheia, fato. Desculpe-me Clarice, mas fui presenteada logo com a coletânea de suas cartas remetidas às suas irmãs, “Minhas queridas”, por isso, não poderia deixar de ler suas belíssimas composições especialmente direcionadas a suas queridas. Há belezas incomuns na espontaneidade Lispectoresca, pude sentir seus versos com tal intensidade na penugem dos meus braços que se arrepiavam instantaneamente com seu afeto tão lindamente exposto, seu sentimento é revelado nas vírgulas, é um amor expresso, versado no mais suntuoso compasso. É fabuloso lê-la com tanto a dizer, sobre lembranças tratadas com tanta emoção, suas saudades, muitas saudades, com carinho e felicidade, poesia, o sentimento de Clarice é puramente poesia, inspiração. Suas descrições tão pomposas embelezam até os meros episódios corriqueiros, Clarice cintila, e do seu íntimo ela transmite o fulgor que se espalha abrilhantando as passagens que conta. Penso que gostaria de receber uma correspondência sua, que sorte tinha Elisa e Tânia.